Alcatel-Lucent anuncia primeiro contrato de WiMAX móvel


 3GSM World Congress Uma das novidades de seu stand no 3GSM World Congress, que se realiza em Barcelona, na Espanha, o WiMAX móvel desenvolvido pela Alcatel-Lucent não é mais apenas objeto de demonstração e teste de campo. A empresa firmou contrato com a Onemax, novo provedor de acesso de banda larga sem fio da República …

 3GSM World Congress

Uma das novidades de seu stand no 3GSM World Congress, que se realiza em Barcelona, na Espanha, o WiMAX móvel desenvolvido pela Alcatel-Lucent não é mais apenas objeto de demonstração e teste de campo. A empresa firmou contrato com a Onemax, novo provedor de acesso de banda larga sem fio da República Dominicana, para a instalação do seu primeiro sistema WiMAX para  fixo, nomádico e móvel, de acordo com o standard IEE 802.16e-2005, também conhecido como Rev-e.

O anúncio foi feito hoje, durante coletiva à imprensa, quando Mary Chan, presidente do grupo de negócios wireless, e Marc Rouanne, presidente do grupo de negócios convergentes, apresentaram a estratégia da empresa para os vários segmentos de mercado, insistindo em que a fusão das duas corporações resultou um portfólio consistente e complementar de produtos e serviços que atende a todas as demandas e desafios do mercado de telecomunicações.

Apesar da importância do contrato, por ser o primeiro de uma plataforma WiMAX móvel, a empresa não vê essa tecnologia como o único caminho futuro para a banda larga sem fio. Tanto que também destacou, entre os vários contratos anunciados hoje, o fornecimento para a Mobikom Austria de equipamentos de infra-estrutura de redes de terceira geração celular (GSM/Edge e UMTS/HSPA). Contrato que foi conquistado, segundo destacou a operadora, graças "à sinergia da combinação de forças da nova Alcatel-Lucent e à aquisição da unidade de negócios 3G UMTS da Nortel".

* A jornalista viaja a convite da Alcatel-Lucent.

Anterior Venezuela: governo compra participação da Verizon na CANTV.
Próximos WiMAX x 3G? Para Alcatel-Lucent,tecnologias são complementares.