Alcatel anuncia compra de unidade UMTS da Nortel


A empresa anunciou hoje, 1º de setembro, em Paris, que assinou memorando de entedimento com a fabricante canadense, para adquirir a unidade de negócios de acesso rádio UMTS (terceira geração) e respectivos ativos, por US$ 320 milhões. Para a Alcatel, essa aquisição é peça-chave na estratégia de fortalecimento de sua posição do mercado UMTS, e …

A empresa anunciou hoje, 1º de setembro, em Paris, que assinou memorando de entedimento com a fabricante canadense, para adquirir a unidade de negócios de acesso rádio UMTS (terceira geração) e respectivos ativos, por US$ 320 milhões. Para a Alcatel, essa aquisição é peça-chave na estratégia de fortalecimento de sua posição do mercado UMTS, e de aumentar a liderança na área de acesso banda larga.

A proposta feita à Nortel, informa a Alcatel, aumentará a sua expertise e portifólio de produtos com uma tecnologia e equipamentos de reconhecida qualidade por operadoras como Vodafone e grupo Orange (France Télécom). A compra envolve a tecnologia Nortel de acesso rádio UMTS, respectivos produtos, patentes e clientes. A empresa francesa informa, também, que a maioria dos empregados da unidade de negócios comprada será abosorvida por ela.

Segundo comunicado da Alcatel, concluída a transação, o que está previsto para o último trimestre deste ano, ela aumentará sua carteira com 14 clientes UMTS, e aumentará sua presença junto a operadoras classe A, sobretudo em mercados 3G dinâmicos como os da Coréia do Sul, Itália, França e Reino Unido, e em outros de forte crescimento como o da China. A empresa sediada na França informa, por fim, que envolverá a Lucent na negociação com a Nortel, e que dará entrevista coletiva hoje para fornecer maiores detalhes da transação.

(Fonte: assessoria de imprensa, Alcatel)

Anterior Música, uma preciosa fonte de receita para as operadoras móveis.
Próximos WiMAX: Anatel recorrerá da decisão favorável às concessionárias.