AL terá 460 milhões de assinantes internet móvel de alta capacidade em 2016


Os assinantes de banda larga móvel por conexões HSPA, HSPA+ e LTE podem chegar a 125 milhões até dezembro na América Latina e Caribe. É a previsão da associação 4G Americas, que estima um crescimento significativo das redes de quarta geração ainda este ano. No início de 2012, a entidade contava 100 milhões de usuários das 41 redes móveis de alta capacidade já implantadas em 22 países.

Para 2016, a previsão da 4G Americas é da existência de 460 milhões de usuários das redes 4G na América Latina, ou 55% do total de assinantes da banda larga móveis, estimados em 842 milhões. Mas apenas 5% deles usarão a tecnologia LTE, ficando os 50% demais estarão nas redes HSPA+, que podem atingir até 42 Mbps no download com dupla portadora.

Segundo a entidade, existem 524 MHz de espectro disponível no Brasil para implantação dessas redes, o que garante um espaço considerável para crescimento da 4G, sobretudo para atendimento da demanda esperada para os eventos esportivos mundiais. A previsão é de que, com as novas redes, haverá uma correlação melhor da penetração de voz e dados. Atualmente, a penetração de voz por dispositivos móveis no país é de 104%, enquanto a de dados não passa de 30%.

A 4G Americas é a associação setorial que reúne os principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. Ela tem como missão promover, facilitar e apoiar a implementação das tecnologias 3G e 4G na América Latina.(Da redação)

Anterior TST manda BrT pagar hora extra a empregado que cumpria regime de sobreaviso
Próximos Ericsson fabricará 40 mil ERBs, o mesmo de 2011