Acordo entre Telefónica e Iusacell garantirá cobertura de 85% do México


A Telefónica do México, dona da Movistar, anunciou nesta quarta-feira (13) o acordo com a Iusacell para compartilhamento de infraestrutura, de forma a garantir cobertura de 85% do território mexicano.

Segundo comunicado, o acordo permitirá inserir as telecomunicações mexicanas em tecnologias como LTE, 4G, pontos de acesso Wi-FI, além de possibilitar a instalação de mais e melhores redes de fibra ótica. A colaboração de infraestrutura entre as companhias ainda permitiria fechar as brechas existentes nos serviços oferecidos entre zonas rurais e urbanas.

Tanto o presidente executivo da Movistar México, Juan Abellán, quanto o diretor geral do Grupo Iusacell, Adrian Steckel, deram declarações de que o acordo é uma mensagem contra o monopólio das telecomunicações no país e a favor da concorrência. Segundo Abellán, a aliança marca o início de outros acordos que ajudarão a melhorar as tarifas dos clientes de ambas companhias.

Atualmente, a América Móvil, do empresário Carlos Slim, detém 70% do mercado móvel no México com a marca Telcel. De acordo com informações do jornal El País, a Movistar detém 22% do mercado e a Iusacell, 4%.

Anterior Anatel prevê investimentos de R$ 3,5 bi ao ano com a 4G. E vai cobrá-los.
Próximos Descarte correto de equipamentos é a aposta da Phonoway Sistemas