Acordo entre RNP e Eletrosul terá 20 anos de duração


Imagem por blizzy78 (CC.by.2.0)
Imagem por blizzy78 (CC.by.2.0)

A RNP e a Eletrosul anunciaram hoje, 8, que o acordo de compartilhamento de infraestrutura fechado entre ambas terá duração de 20 anos. A cerimônia oficial de assinatura do convênio será realizada nesta sexta-feira, 9, na sede da Eletrosul em Florianópolis.

Os investimentos ocorrerão em três fases até 2020, tanto na iluminação com tecnologia óptica DWDM de 100 Gbps de pares de fibra óptica da companhia, quanto na expansão da infraestrutura de sistemas de energia necessários para essa iluminação.

A parceria vai permitir à RNP utilizar a infraestrutura de fibra óptica da Eletrosul para ampliar a capacidade da rede acadêmica que leva conexão de alto desempenho a instituições de ensino e pesquisa. Serão, ao todo, 5.280 Km de fibra óptica iluminadas nas fases I, II e III do projeto.

A iniciativa tem potencial de atendimento a mais de 69 cidades e pelo menos 53 campi de instituições poderão ser conectadas a uma velocidade de 100 Gbps nas regiões Sul e Centro-Oeste. Também serão viabilizadas conexões fronteiriças internacionais de alta velocidade com Paraguai, Argentina e Uruguai.

Em contrapartida, a Eletrosul terá um sistema de telecomunicações para supervisão e controle de seus sistemas de transmissão de energia elétrica, atualizado tecnologicamente para 100 Gbps, moderno e facilmente escalável, e que também atende a demandas em telecomunicações das demais atividades da empresa, proporcionando mais qualidade no atendimento aos seus colaboradores e seus clientes finais. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Telebras vai conectar sua rede a todos os PTTs no Brasil
Próximos Multas retiradas do TAC da Telefônica podem alcançar R$ 700 milhões