Ações de Oi e PT SGPS disparam no dia da decisão de venda da operação


O dia de hoje, 22, em que à tarde a assembleia geral irá decidir sobre a venda da PT Portugal para a francesa Altice por 7,2 bilhões de euros, abre o mercado de ações de Portugal com otimismo. Em menos de uma hora, as ações da holding, PT SGPS subiram mais de 15%, com a expectativa do mercado de que a operação seria aceita pela assembleia. As ações já estavam valendo 70,9 centavos. E as ações da Oi subiam 12 92%

O dia de hoje, 22, em que à tarde a assembleia geral irá decidir sobre a venda da PT Portugal para a francesa Altice por 7,2 bilhões de euros, abre o mercado de ações de Portugal com otimismo. Em menos de uma hora, as ações da holding, PT SGPS subiram mais de 15%, com a expectativa do mercado de que a operação seria aceita pela assembleia.  As ações já estavam valendo 70,9 centavos.

A imprensa portuguesa noticia hoje que a aceitação da venda é iminente. Mesmo que o presidente da mesa da assembleia não compareça  (Menezes Cordeiro disse à imprensa que poderia desistir de dirigir a reunião), especula-se que os principais acionistas vão manter a posição de venda. Além disso, ontem o governo português acabou dando o seu aval para o negócio, tendo em vista que a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, disse aos jornalistas que “o governo não vai tomar posição” na assembleia-geral.

O Novo Banco – sócio da Oi – e a banda boa do antigo BES (Banco Espírito Santo, que originou a crise, com o rombo de 897 milhões de euros de sua holding, RioForte), que tem 10% dos votos da assembleia deverá apoiar a venda, especula a imprensa portuguesa.

Bayard Gontijo, que ontem foi confirmado como presidente da Oi, está em Portugal para acompanhar a assembleia.

O otimismo também se reflete nos papeis da concessionária brasileira. Os papeis preferenciais (OIBR4) subiam 12,92% às 11H35. Já as ações ordinárias da Oi (OIBR3) tinham alta de 14,72% no mesmo horário na bolsa de valores de São Paulo, a Bovespa. Ontem, a empresa já registrou valorização também da ordem de 10%.

[Atualizado às 11H45]

 

 

 

Anterior Receita de serviços tem menor índice histórico, com queda nas comunicações.
Próximos Laboratório do CPqD ganha novo credenciamento