Ações da PT estão em queda livre desde a saída de Bava da Oi


As ações da Portugal Telecom continuam em forte queda desde a saída de Zeinal Bava da presidência da Oi, anunciada na noite de terça-feira (7). Segundo jornais portugueses, em três dias a operadora de telecomunicações perdeu mais de 20%, atingindo um mínimo histórico. Ao mesmo tempo, crescem naquele país as especulações sobre a compra da tele portuguesa pela empresa francesa Altice.

Nesta sexta-feira (10), os papéis da PT sofrem desvalorização de 8,83% para 1,291 euros, tendo já recuado um máximo de 13,14% para 1,23 euros. “Este é mesmo o valor mais baixo de sempre da operadora”, cita o jornal de Negócios. As perdas acumuladas chegam a 21,62% do valor de mercado da operadora, depois de as ações recuarem ontem em quase 13%, enquanto as da Oi caíram 13,1% no Brasil e hoje iniciaram o pregão estáveis.

E é neste contexto que se tem falado sobre a possível venda da PT Portugal, empresa que tem as operações em Portugal, por parte da Oi. “Os franceses da Altice estão, inclusive, em Portugal para se reunirem com acionistas portugueses e membros do governo”, afirma o Jornal de Negócios. “O presidente executivo da empresa [Altice], Dexter Goei, esteve em Portugal e, além de uma visita de cortesia ao vice-primeiro-ministro Paulo Portas, se reuniu com acionistas portugueses da Oi, como o Novo Banco, para dizer que está comprador”, destaca o jornal Público.

Ontem, declarações do presidente interino da Oi, Bayard Gontijo, confirmavam que a tele brasileira quer ser protagonista no processo de consolidação no mercado de telecom no país. “O banco BTG Pactual está atuando ativamente no papel de comissário mercantil com o objetivo de apresentar alternativas adequadas para viabilizar a consolidação”, afirmou.

Gontijo ressaltou que o BTG é responsável por apresentar o plano para financiar o processo de consolidação, que pode passar por venda de ativos da própria Oi e ou ativos não estratégicos que venham no processo de consolidação. Mas não falou de conversas com a Altice.

Anterior Comissão aprova texto da MP que prorroga o prazo do REPNBL até junho de 2015
Próximos RNP firma acordos de cooperação com Huawei e Padtec