Zeinal Bava dá novo posicionamento à Oi e anima mercado


Depois de uma manhã com muitas oscilações, as ações da Oi começaram à tarde com alta. Às 13h51, os papéis apresentavam valorização de 3,03% para ON, e 2,27% para PN. Logo após a abertura do pregão, as perdas chegaram a 5,2%, mas já alcançaram alta de 6,5% às 13h desta quarta-feira (24).

As oscilações aconteceram em consequência do anúncio de cancelamento do pagamento de dividendos de agosto pela companhia. Parte do mercado acreditava que a Oi deixaria de lado a política para distribuição de dividendos, o que poderia prejudicar a capacidade de investimento da companhia. “Em determinado momento, investidores levantavam a possibilidade de haver sacrificio da empresa em prol do pagamento de dividendos. Isso acabou”, afirmou um analista ao TeleSíntese. 

Assim, ao optar por manter os requisitos definidos no ano passado para distribuição de dividendos, a companhia dá um sinal para o mercado de que pode confiar em suas políticas e garante melhor fluxo de caixa para a operação. “É uma medida saudável. A empresa reconhece o nível de endividamento e isso reduz o risco para o investidor e para o acionista”, comentou outro analista.   

Também animaram o mercado, as declarações de executivos da empresa sobre o posicionamento estratégico da nova direção, de flexibilização financeira baseada na redução da alavancagem e melhora do fluxo de caixa.

O novo direcionamento indica que há possibilidade de mudanças na política de pagamento de dividendos a acionistas, que traz boas perspectivas para investidores. Na opinião deles, maior fluxo de caixa permite uma melhor administração na contratação e pagamento de fornecedores, que pode ser focada no principal objetivo da empresa na atualidade, melhorar a entrega de serviços ao consumidor.

Um executivo da Oi confirma a análise de investidores, afirmando que a atuação da companhia estará baseada no tripé engenharia, operação e TI. “É com esse discurso que o presidente Zeinal Bava está correndo todas as unidades da operadora”, disse a fonte.

Anterior Telefônica planeja reforçar venda do quadruple play para manter crescimento em acessos fixos
Próximos Investimentos em telecomunicações crescem 4,1% e batem recorde no 1º trimestre de 2013