Acionista de iFood e Tencent vai listar ativos de internet na bolsa de Amsterdam


O fundo sul-africano Naspers avisou ao mercado nesta segunda-feira, 25, que vai criar uma gestora de seus ativos em internet e listá-la na Euronext Amsterdam, a bolsa de valores do país europeu.

Todas as participações em startups e empresas digitais, como Tencent, mail.ru, OLX, Avito, letgo, PayU, iFood, Movile, Buscapé, Swiggy, DeliveryHero, Udemy, eMAG and MakeMyTrip farão parte dessa holding.

O controle da gestora, por enquanto chamada de NewCo, continuará nas mãos da Naspers, que terá 75% das ações. Graças à fatia de 31% que tem na gigante chinesa Tencent, a nova holding deve ser a maior companhia especializada em negócios de internet, em valor dos ativos, listada na Euronext.

A operação ainda aguarda aprovação regulatória de autoridades da África do Sul. A expectativa é de que o IPO (oferta pública inicial de ações) aconteça no segundo semestre deste ano. Além da listagem na Europa, uma parcela de ações será emitida também em Joanesburgo (África do Sul).

O grupo sul-africano Naspers é um conglomerado que surgiu no começo do século passado explorando TV paga, produção audiovisual e mídia impressa, e a partir da década de 1990 passou a investir em novos segmentos. No Brasil, é sócio da Movile (iFood e Playkids), Creditas (ex-BankFacil) e controla o Buscapé.

Anterior PGMU: Anatel conclui lista de cidades a serem atendidas com 4G
Próximos Anatel propõe novos critérios para investimentos do TAC