Acessos móveis já representam 78% das conexões brasileiras


A banda larga móvel puxou o crescimento de 37% de acessos no país no primeiro trimestre de 2013 em relação a março do ano anterior, passando para 96,5 milhões de conexões. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), 26 milhões de novos acessos foram ativados nos últimos doze meses, a um ritmo de uma nova conexão por segundo.

 

A evolução mais significativa em número de acessos nos últimos doze meses se deu no segmento móvel da banda larga, com 45% de crescimento em relação a março de 2012. A internet rápida pela rede móvel alcançou um total 75,5 milhões de acessos em dezembro e já representam 78% do total de acessos. Na banda larga móvel, 61,3 milhões são de conexões de celulares 3G, incluindo os smartphones, e 14,1 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M).

A expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, que cresceu 16%, com a ativação de 477 municípios nos últimos 12 meses. Ao todo, as redes de terceira geração (3G) estão instaladas em 3.333 municípios, onde moram 88% dos brasileiros. Esse total de municípios supera em mais de três vezes as obrigações de cobertura previstas no edital, que são de conectar 928 municípios até abril de 2013. Só neste ano, 48 municípios receberam as redes de 3G.

Na banda larga fixa, por sua vez, os acessos somaram 21 milhões em março. Desse total, 2,4 milhões de conexões foram ativadas nos últimos doze meses. A infraestrutura de banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros.(Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior Vendas da Motorola Solutions crescem, mas lucro cai
Próximos Nokia Siemens Networks nomeia Maria Varsellona como conselheira geral