Acessos em banda larga no país chegam a 68,5 milhões em março


O Brasil fechou o primeiro trimestre de 2012 com mais de 68,5 milhões de acessos em banda larga fixa e móvel, com crescimento de 73% em relação a março do ano passado. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), nos três primeiros meses deste ano, mais de 10 milhões de novas conexões foram ativadas, a um ritmo de mais de um novo acesso por segundo. Nos últimos doze meses, foram cerca de 29 milhões de novas conexões.

Segundo o levantamento da entidade, a cobertura dos serviços também apresentou expansão nesse período, alcançando 2.856 municípios com banda larga móvel, pelas redes de terceira geração (3G). A infraestrutura de banda larga fixa, por sua vez, está presente em todos os municípios brasileiros. Nos últimos doze meses, a cobertura 3G dobrou seu alcance, tendo sido ativados 1.446 novos municípios nesse período, numa média de quatro cidades por dia.

Do total de 68,5 milhões de acessos à internet alcançados em março, 16,5 milhões são em banda larga fixa e 52 milhões são em banda larga móvel. “As conexões fixas cresceram 9% se comparadas com o primeiro trimestre de 2011, quando havia no país 15,1 milhões de acessos fixos. Nesse período de doze meses, 1,4 milhão de novas conexões foram ativadas”, diz a entidade.

– A banda larga móvel mais que dobrou em número de acessos nos últimos doze meses. Desde março do ano passado, foram ativadas 27,5 milhões de conexões, com crescimento de 112% nesse período. Do total de acessos móveis, 8,5 milhões são modems e 43,5 milhões são celulares de terceira geração, que permitem conexão à internet. Esse segmento, que inclui os smartphones, cresceu 140% desde março de 2011, aponta o levantamento.(Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior Mobile banking cresce 50%, diz Febraban.
Próximos Lucro da Microsoft no 1º trimestre chega a US$ 5,11 bi