Accedian fará auditoria de rede para a Telefônica Vivo


Plataforma exibe desempenho das redes em tempo real e será instalada antes no Brasil. Até o final do ano chegará às redes do grupo Telefónica na América Latina e, em 2016, na Europa.

shutterstock_marutti_tecnologia_rede_conexao_iconeA Telefônica Vivo contratou em setembro a Accedian para fazer a auditoria de sua rede. Pelo acordo, a fornecedora irá implantar seus sistemas de “assured network”, algo como redes asseguradas, e que medem o desempenho e a disponibilidade em toda a extensão da infraestrutura da operadora. O projeto prevê cobrir inicialmente as redes móveis, com expansão posterior para as redes usadas em telefonia fixa, banda larga e TV paga, seja fibra, cobre ou rádio, em até dois anos.

A prioridade, no entanto, é usar a plataforma da Accedian nas redes LTE que vêm sendo construídas desde o ano passado no Brasil e nas 3G. Segundo Álvaro Aquino, gerente geral da Accedian no Brasil, a plataforma começará a ser usada comercialmente até o final de dezembro.

“A gente estima que o tempo gasto com resolução de problemas pela operadora caia entre 60% e 70% com o uso da solução”, ressalta o executivo. Segundo ele, com a nova tecnologia, a Vivo passa a ter a capacidade de visualizar o funcionamento das de redes em toda a sua extensão.

As ferramentas emitem alertas em tempo real sobre o desempenho da rede de transporte IP, core e de acesso. Segundo Aquino, este é o primeiro acordo para uso da tecnologia de auditoria de rede criado pela Accedian, no mundo. Ela fará, entre outros, a medição de desempenho da rede, dos enlaces, se comunicando com as estações radiobase de forma automática.

Iniciativa global
O projeto prevê a implantação em todas as operações do grupo Telefónica. A tecnologia foi testada e homologada pela primeira vez nas primeiras redes LTE da Vivo montadas nas capitais que receberam jogos da Copa do Mundo da Fifa, ano passado. A existência desses projetos precipitou a expansão no país antes dos demais países atendidos pela operadora.

A entrega no Brasil faz parte de uma chamada para aquisição da tecnologia e implementação em todo o mundo, vencida pela Accedian. Ainda este ano, as redes da Telefónica na Argentina, no Peru e no México começarão a receber a solução de visualização de funcionamento da rede em tempo real. No ano que vem, a tecnologia será integrada à infraestrutura da operação da Alemanha. As empresas não divulgaram, no entanto, o valor do negócio.

Anterior Dassault Systèmes lança Laboratório de Inovação e aceleradora de startups
Próximos Otavio Rodrigues é nomeado para a Anatel