Abert cria app para levar pequenas rádios para o celular


“Fomos atropelados pelo avanço da internet”. Com  a constatação de que a digitalização dos sinais de rádio é um projeto praticamente abandonado, o presidente da Abert (entidade que reúne 4,6 mil emissoras de rádio e TV comerciais do país) lançou hoje,3, um aplicativo gratuito para as emissoras de rádio de todo o país estarem presentes com sua programação nas redes de celulares.

Juntamente com o app (inicialmente feito para Android e iOS) a entidade lança uma campanha – Mobilize-se – para engajar as rádios ao mundo da mobilidade digital. Conforme levantamento da entidade, das 4,63 mil emissoras de rádio a ela filiadas, apenas 30% delas têm interface com as redes celulares. O objetivo da entidade, com esta campanha, é levar pelo menos mais 1,4 mil emissoras para o mundo do streaming até o final do ano.

O aplicativo desenvolvido, conforme a própria entidade, uma espécie de “Tune In” brasileiro, que usa a conexão da internet para levar as rádios brasileiras ao celular. Além da programação da emissora por streaming, a plataforma dá acesso às redes sociais e à possibilidade de as emissoras veicularem anúncios conjuntos. Ainda não permite a venda de conteúdos musicais, mas a ideia é ampliar o desenvolvimento no futuro.

A Abert vai financiar os apps para as primeiras 500 rádios que se incorporarem ao projeto e custear os seis primeiros meses.

Anterior 4G vai cobrir 76% da América Latina em 2020
Próximos Migração para FM depende do TCU