Abep discute com Santanna infovia pública


Embora ainda não tenha uma posição fechada sobre a operação de uma infovia pública, usando a rede da Eletronet, a Abep (associação que reúne as empresas estaduais de processamento de dados) quer participar das discussões com o governo federal. "Já tivemos uma conversa inicial com o Rogério Santanna e o que ele colocou foi que …

Embora ainda não tenha uma posição fechada sobre a operação de uma infovia pública, usando a rede da Eletronet, a Abep (associação que reúne as empresas estaduais de processamento de dados) quer participar das discussões com o governo federal. "Já tivemos uma conversa inicial com o Rogério Santanna e o que ele colocou foi que eles estão vencendo determinadas etapas jurídicas legais e assim que isto for vencido a Abep vai entrar na discussão sobre a utilização dessa rede", afirmou ao Tele.Síntese o presidente da entidade, Joaquim Costa.

Santanna, titular da Secretária de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento e integrante do conselho da Telebrás é um dos principais defensores da revitalização da Telebrás para desenvolver projetos estratégicos do governo, nas áreas de segurança nacional e de inclusão digital. O projeto prevê a incorporação da Eletronet, empresa criada numa associação entre a americana AES e a Eletrobrás e que se encontra em processo de falência, que corre na Justiça Estadual do Rio de Janeiro. A Eletronet opera uma rede de fibras ópticas de 16 mil quilômetros, presente em 18 Estados brasileiros. A Justiça já deu uma sentença favorável ao governo, mas ainda julga recurso.

Segundo Costa, dentro da Abep ainda não se fechou um consenso sobre a rede pública, "até porque as entidades ligadas a associação são independentes", mas a "Abep quer participar dessa discussão com o governo federal".

Anterior Apple lança novo iPhone 3G este mês
Próximos Sun tem versão local de blog corporativo