A Anatel, fora da negociação da CPMF.


Em política, não existem certezas, só fatos; mas, até ontem, fontes do governo davam como certo que a indicação do nome do novo conselheiro da Anatel, que assumirá na vaga de José Leite Pereira Filho, não passa pela negociação com o PMDB para garantir a aprovação da prorrogação da CPMF no Senado. Assim, não teria …

Em política, não existem certezas, só fatos; mas, até ontem, fontes do governo davam como certo que a indicação do nome do novo conselheiro da Anatel, que assumirá na vaga de José Leite Pereira Filho, não passa pela negociação com o PMDB para garantir a aprovação da prorrogação da CPMF no Senado. Assim, não teria fundamento real a informação de que o nome mais forte para o cargo é o de Emilia Fernandes, assessora do Senado e integrante do conselho consultivo da Anatel, que conta com o apoio do senador José Sarney e demais caciques do PMDB.

De acordo com essas fontes, no momento, o nome que reúne o maior número de apoios é o do professor Murilo Ramos, da UnB, um estudioso das questões da comunicação de massa e da convergência. Na bolsa de apostas, a indicação de Jarbas Valente, superintendente de serviços privados da Anatel, já teve melhor cotação. O consultor Mario Ripper se auto-excluiu da disputa, depois que o nome de seu filho, Pedro Ripper, presidente da subsidiária brasileira da Cisco, foi envolvido, indevidamente, garante ele, em suposta operação de subfaturamento de importações comandada há anos pela Mude, principal distribuidora no país da multinacional. Pedro Ripper assumiu a presidência da subsidiária há mais de um ano, mas responde juridicamente pela empresa só desde meados de 2007.

Outro nome sempre lembrado é do secretário de Telecomunicações, Roberto Pinto Martins. O ministro Hélio Costa continua informando que não abre mão de seu colaborador, mas como há quem garanta que Costa poderá deixar o ministério para disputar a prefeitura de Belo Horizonte, o cenário pode mudar.

Anterior Teeleap inicia venda de produtos Belkin
Próximos MCT fará concurso para preencher 268 cargos