Shutterstock-archerix_internet_geral_abastrata_relogio
Regulação

Anatel tira todo o poder da Telefónica na Telecom Italia e manda espanhola sair em 18 meses

O conselho diretor deu hoje anuência prévia para a cisão da Telco. Com o fim desta holding que controlava a Telecom Italia, a Telefónica passa a ser a maior controladora individual da TI, com 14,7%. Devido a esta nova posição do grupo espanhol na controladora da TIM Brasil, a Anatel decidiu aprovar esta mudança desde que a operadora espanhola não exerça mais nenhum direito de voto e de veto na italiana e venda toda a sua participação em 18 meses.

Leia mais 0 Comentários
shutterstock_ Nonwarit_Regulacao_anatel_congresso_nacional
Competição

Cade autoriza TIM acompanhar processo de venda da GVT. Hoje, Anatel deve aprovar a aquisição pela Telefônica

A TIM pede que o órgão antitruste não se atenha ao método tradicional de análise antitruste de sobreposições horizontais ou integração vertical dos negócios, nem apenas aos mercados relevantes de varejo em que Telefônica e GVT atuam, mas aos “possíveis efeitos que a consolidação de dois grandes grupos verticalizados trará para a competitividade e o bem estar no setor”, podendo levar ao abuso de posição dominante.

Leia mais 0 Comentários




Entrevistas

Conselheiro Zerbone, relator proposta contrato de concessão (Foto: Felipe Canova)
Entrevistas

“Aumenta o incentivo à redução do investimento de longo prazo”, alerta Zerbone

O conselheiro Rodrigo Zerbone, da Anatel, defende a necessidade urgente de se repensar o atual modelo de telecomunicações brasileiro, e dar um novo encaminhamento para as concessões de telefonia fixa (STFC). Para ele, quanto mais se aproxima o término do prazo das atuais concessões – 2025- mais se aumenta o incentivo para a redução dos investimentos de longo prazo. Isto porque, entende, o STFC está se tornando um serviço acessório, e começa a ser apenas uma aplicação do serviço de banda larga, para o qual em breve ninguém vai mais querer pagar.

Leia mais 0 Comentários