95% dos brasileiros usam dispositivos móveis para navegar na web


A IMS, empresa de mídia e marketing, divulgou hoje (9) estudo feito pela empresa de pesquisa de mercado comScore, em que analisa o uso da tecnologia na América Latina. O estudo, realizado entre 6 e 13 de janeiro, ouviu 4.044 pessoas. Destas, 1.609 eram brasileiras. E constatou que, no país, apenas 5% das pessoas dizem navegar na internet exclusivamente pelo computador desktop, enquanto 95% dizem usar dispositivos móveis. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual. Do total de entrevistados, 56% dizem navegar usando smartphones e tablets, 2% usam somente tablets, e 37% usam somente smartphones para se conectar à web.

Na média regional, 90% dos latino-americanos dizem navegar regularmente usando dispositivos móveis. O smartphone é usado para navegação mais de 20 horas na semana por 22% das pessoas na América Latina. O notebook vem em seguida, com 17%, e o desktop em terceiro, com 16%.

Sistema e rede
O Android é o sistema móvel campeão de mercado, com 78% de participação a América Latina. Em segundo lugar vem o iOS, com 19%, seguido do Blackberry, com 7%. No Brasil, o Android detém fatia de 82%, contra 16% do iOS e 3% do Blackberry. Em média, os usuário latino-americanos têm 18 aplicativos instalados em seus dispositivos móveis.

A conexão WiFi é a mair usada no continente, com 80% de pessoas dizendo navegar deste modo. O 3G é usado por 65% dos respondentes, enquanto o 4G está nas mãos de 23% das pessoas. Por aqui, 81% dos brasileiros usam o WiFi, 65% usa o 3G, e 19% usam o 4G. Apenas a Argentina tem penetração inferior à brasileira no uso das redes 4G, segundo o estudo, com 9% dos entrevistados afirmando se conectarem desta forma de vez em quando.

México (com 31% de pessoas afirmando usar o 4G), Colômbia (41%), Peru (36%) e Chile (27%) superam o Brasil. Importante destacar que os tipos de conexão se complementam, os usuários não acessam exclusivamente o WiFi ou o 4G, segundo a pesquisa. Por isso os índices superam 100%.

Entre os tablets, o Android também reina. O sistema operacional do Gogle tem 68% do mercado na América Latina, enquanto o iPad detém 27%. Aparelhos com Windows somam 6%, e 3% têm o Kindle Fire, da Amazon. Entre os usuários de tablets, 90% acessam a internet por WiFi, 29% por 3G, e 12% por 4G. Eles também têm mais aplicativos que os donos de smartphones: 19, em média.

No Brasil, 71% dos entrevistados possuem um tablet Android, 24% têm um iPad, 6% compraram um com Windows e também 3% têm um Kindle Fire. As proporções de tipo de conectividade são semelhantes às médias latino-americanas (Wifi – 89%, 3G – 36%, e 4G – 12%). Mas o consumidor brasileiro tem menos apps, 16, em média, por tablet. O mesmo fenômeno acontece entre os donos de smartphones.

Apps e compras online
O uso do aplicativo é algo natural e disseminado em todos os países da região. No Brasil, apenas 1% dos ouvidos afirmaram não ter aplicativos instalados em seus smatphones ou tablets. No México e na Colômbia, 100% dos ouvidos disseram usar apps.

A pesquisa reforça a percepção de que o usuário Apple compra mais aplicativos. Dos donos de tablets Android na AL, 34% visitam a loja de apps do Google diariamente, e 37%, mensalmente. Entre os donos de iPad, 39% visitam a loja de apps todo dia, e 41% o fazem ao menos uma vez por mês. No smartphone os números são idênticos.

A comScore também perguntou com que frequência as pessoas usam a internet para realizar compras. 50% dos donos de smartphone compraram algo pela rede nos últimos três meses, ante 41% dos donos de tablet. Nunca fizeram uma compra online usando o tablet 29% dos donos deste dispositivo, enquanto entre os que têm smartphone o número é mais baixo, de 27%.

Anterior AT&T é multada por vazamento de dados de clientes
Próximos Skynet ganha licença para iluminar o Brasil com seu satélite