68,7% dos usuários mudariam de operadora fixa


As operadoras de telefonia fixa não têm conseguido a fidelidade de marca entre seus usuários. É o que mostra pesquisa divulgada hoje, 13, pela CVA Solutions. Pelos dados, os clientes permanecem com as empresas devido à dificuldade de migrar para concorrentes.

“Se fosse fácil e descomplicado 68,5% mudariam de provedora de Internet, 64,2% mudariam de operadora de TV e 68,7% mudariam de telefonia fixa”, comenta Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria. Para chegar a tais números, a empresa ouviu 5,5 mil pessoas, em todo o Brasil.

O estudo avaliou, ainda, a percepção do consumidor em 42 setores. E identificou que os setores mais mal avaliados são de telefonia móvel, títulos de capitalização, planos de saúde, telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura.

Internet Banda Larga está na 38ª posição, com nota 6,45, um pouco melhor do que os 6,27 do ano passado. TV por Assinatura está na 36ª posição, com nota 6,80, contra os 6,60 de 2014. Telefone Fixo amarga a 39ª posição, com nota 6,31, um pouco mais alta do que a do ano passado, quando foi 6,07. A escala de notas do estudo varia de 1 a 10, sendo que os setores líderes compreendem produtos da linha branca, micro-ondas (nota 8,87), varejo online (8,72), refrigeradores (8,67) e lavadoras de roupa (8,62).

O estudo busca entender o valor percebido pelo consumidor em relação a marcas comuns do mercado nacional. Nesta edição, verificou que GVT, Live TIM, Sky, NET, Claro e Vivo Fibra são as marcas mais atraentes para o consumidor.

Em Internet Banda Larga Fixa a GVT ultrapassou a NET em Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes). Em Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes), a GVT é a segunda colocada, atrás da Live TIM (fibra ótica), que conquistou a melhor nota entre seus consumidores. Sky Banda Larga é a terceira colocada em Valor Percebido e Vivo Fibra a terceira em Força da Marca.

Em uma possível migração dos 68,5% de consumidores do mercado que dizem que mudariam de marca se fosse fácil e descomplicado, a GVT seria beneficiada com um aumento de 9,9% pontos percentuais em seu market share.

A GVT se mantém no topo também em Telefonia Fixa. É considerada a melhor em Valor Percebido e a maior em Força da Marca. Embratel e Claro são a segunda e terceira marcas em Valor Percebido. Vivo e NET são respectivamente segunda e terceira em Força da Marca.

Em TV por Assinatura a Sky permanece na liderança. A empresa é considerada aquela com melhor Valor Percebido e maior Força da Marca. Claro e GVT são segunda e terceira em Valor Percebido. NET e GVT são segunda e terceira em Força da Marca.

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