5G: EUA preparam leilão de bandas em 28 GHz e 24 GHz


A FCC, autarquia responsável pela regulação do setor de telecomunicações nos Estados Unidos, marcou para 14 de novembro o primeiro leilão de frequencias destinadas a redes móveis de quinta geração (5G). Serão vendidas licenças para exploração de 455 MHz espalhados pelo país na banda de 28 GHz e de 100 MHz da banda de 24 GHz.

Os leilões para cada frequência serão independentes entre si. Embora aconteçam ao mesmo tempo, cada certame terá suas regras. No caso do espectro de 28 GHz, os concorrentes deverão dar lances por blocos de frequência, em que vencerá o maior. Para os 24 GHz, os participantes darão lances por blocos genéricos, e numa segunda fase, poderão escolher a distribuição das frequências.

Haverá ainda uma linha de crédito de US$ 25 milhões para pequenas empresas concorrerem, e de US$ 10 milhões provedores rurais.

A FCC também anunciou que pretende realizar no futuro leilões de espectro nas faixas de 37 GHz, 39 GHz e 47 GHz. Além disso, prepara um leilão de liberação da faixa de 100 MHz, usada para radiodifusão, em que as empresas de posse deste espectro poderão colocar suas licenças à venda. Modelo similar ao do último leilão feito pela agência. (Com agências internacionais)

Anterior Cisco anuncia nova Diretora de Enterprise para o mercado brasileiro
Próximos Brasil não levará posição sobre OTT para a Citel, decide cúpula da Anatel

2 Comments

  1. Lucas
    9 de agosto de 2018

    Estados Unidos vão acabar com o rádio FM pra colocar o 5G no lugar? É isso mesmo ou entendi errado? (Sobre o leilão de 100 MHz da radiodifusão).

    • 10 de agosto de 2018

      Oi Lucas, não vai acabar. É um leilão de incentivo, em que as rádios que queiram abrir mão de licenças de espectro, poderão. Geralmente, as rádios têm outorgas em várias cidades, mas o sinal é ativado em uma ou outra. Então elas poderiam vender o que não usam. Espero ter ajudado.