50 operadoras no mundo já ativaram redes de IoT Móvel


A GSMA, organização que reúne as operadoras móveis de todo o globo, anunciou que redes celulares de internet das coisas (em padrão LTE-M ou NB-IoT) já foram ativadas por 50 teles mundo afora. Ao todo, há oferta de serviços de IoT móvel em 49 mercados (países ou regiões), inclusive no Brasil.

A entidade contabiliza até o momento 68 redes de NB-IoT ativadas em 45 mercados e 25 redes LTE-M em 19 mercados. As ativações mais recentes foram registradas no quarto trimestre de 2018: Altice (Portugal; NB-IoT), Orange, (França e Romênia; LTE-M), Telenor Group (Noruega; NB-IoT, LTE-M), Telia (Estônia; NB-IoT), SFR (França; NB-IoT), Swisscom (Suíça; NB-IoT, LTE-M) e Vodafone (Malta; NB-IoT). Na Ásia, Grameenphone (Bangladesh; NB-IoT), Chungwa (Taiwan; LTE-M), Telkomsel (Indonésia; NB-IoT) e Megafon e MTS (Rússia; NB-IoT). A Verizon e a Spark também lançaram o LTE-M na América do Norte e na Nova Zelândia, respectivamente, enquanto a STC lançou o NB-IoT na Arábia Saudita e a Telefonica lançou o LTE-M na Argentina.

Conforme a GSMA, espera-se agora que a cobertura atinja aproximadamente 93% dos maiores mercados de IoT do mundo até o segundo trimestre de 2019. Até 2025 haverá 3,5 bilhões de conexões IoT de celular, incluindo 1,9 bilhão de conexões LPWA licenciadas. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Pontes defende aprovação do PLC 79 em encontro com presidente do Senado
Próximos CNJ suspende contratação da Microsoft pelo TJSP