49% dos brasileiros usam smartphones há mais de três anos


smartphones apps android

O uso de smartphones pelos brasileiros não é novidade alguma. Pelo contrário, a maior parte das pessoas está bem familiarizada com as plataformas móveis. Conforme pesquisa divulgada hoje, 15, pela Opinion Box, 49% usam um smartphone há mais de três anos. Outros 35% usam faz um a três anos. Apenas 16% estão tomando contato com a tecnologia, recorrendo ao celular inteligente a menos de um ano.

“Isso mostra que o usuário brasileiro já está maduro quanto ao uso do smartphone”, explica Felipe Schepers, diretor da Opinion Box e responsável pelo levantamento. Ele ressalta, porém, que apesar de estar maduro, o brasileiro ainda está longe de ver benefícios em gastar dinheiro para adquirir um aplicativo.

Embora 94% dos usuários digam já terem baixado apps, apenas 13% já pagou por um app. Os motivos para isso, são vários: 56% dizem que não veem necessidade em pagar por um app; 15% explicam não ter cartão; 12% não compram sem poder testar antes, 12% acham caro. O restante não soube explicar porque nunca pagou por um aplicativo.

Mais usados
A pesquisa aponta que o Android é o líder isolado dentre as plataformas móveis disponíveis no mercado local, com fatia de 87%. O iOS detém 8% do mercado, e o Windows, 4%. Conforme Schepers, a disputa atual no smarpthone não é somente pela atenção do usuário, mas pelo espaço na memória.

“79% das pessoas desinstalaram um app no último mês, enquanto 80% instalaram. O desafio para o desenvolvedor é estar no porcentual instalado e não entrar no porcentual de desinstalados. Um app, hoje em dia, concorre com aquele bom dia em vídeo que circula no WhatsApp, não somente com a necessidade de uso”, avalia. Quanto menores a idade e o poder aquisitivo, maiores as chances de aumentar a quantidade de desinstalações, uma vez que pessoas com tais perfis costumam ter um aparelho com capacidade menor de armazenamento.

Diante dessa situação, é natural que alguns apps sejam os preferidos. Os programas do Facebook são reis da homescreen. O WhatsApp é o aplicativo presente na maioria das telas iniciais dos celulares brasileiros (66%), seguido de Facebook (57%), Instagram (32%) e Messenger (20%).

E o mais importante dos aplicativos é o WhatsApp. 52% dos entrevistados afirmaram que, se pudessem ficar com apenas uma aplicação no celular, seria o programa de troca de mensagens. A pesquisa foi realizada com 1.904 usuários de smartphones. Tem 95% de grau de confiança e 2,2 p.p. de margem de erro. Os dados preliminares da pesquisa, que será publicada integralmente em junho, foram apresentado durante o evento Tela Viva Móvel, que acontece até amanhã, em São Paulo.

Anterior Google é a esperança das operadoras para reaver mercado de mensageria
Próximos Anatel confirma início da era do bill&keep na rede da telefonia móvel