43% dos internautas brasileiros assistem à TV enquanto navegam


Um a cada seis brasileiros navega na internet enquanto assiste à televisão, de acordo com o estudo Social TV, do Ibope Nielsen Online, realizado em 13 regiões metropolitanas com pessoas de 10 anos ou mais de idade, entre os dias 13 e 29 de fevereiro de 2012. Os números indicam que entre os internautas domiciliares brasileiros que nos últimos sete dias usaram a internet e assistiram à televisão, 43% têm o hábito de ver televisão enquanto navegam na internet. Destes, 59% declararam fazer isso todos os dias.

De acordo com o levantamento, os que mais assistem à TV com internet são os jovens, principalmente entre 20 a 24 anos, mas são os adolescentes de 15 a 19 anos os que mais comentam sobre a televisão na internet. Entre os adultos, esse hábito é maior entre as mulheres e entre as pessoas de classe econômica AB.

Mais de 70% desses consumidores simultâneos afirmam que procuram na internet informações sobre o que está sendo mostrado na TV e 80% admitem ter ligado a TV ou trocado de canal motivados por uma mensagem recebida pela internet. Noticiários, novelas, filmes e esportes são os programas mais assistidos na televisão por aqueles que estão conectados também na internet sendo que 29% dos consumidores simultâneo têm o hábito de comentar e são as novelas o principal tema de interesse.

PUBLICIDADE

Os computadores de mesa são os mais usados pelos telespectadores que comentam sobre novelas na internet, enquanto o notebook, o smartphone e até o celular conectado têm mais afinidade com os que comentam sobre telejornais, esportes e realities. “O consumo simultâneo de televisão e de internet mostra que não há intensificação de uso de um meio em prejuízo do outro e que há a oportunidade de explorar a grande afinidade que os brasileiros têm pelos dois meios”, comenta José Calazans, analista de mercado do Ibope Nielsen Online.(Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior Colômbia vai vender nova concessão de TV paga
Próximos GlobeNet ampliará rede submarina para Colômbia