43 das 339 Cidades Digitais do Minicom ativaram as redes


São Gonçalo do Amarante, no Ceará, será a 43ª cidade participante do programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações, ativar a nova infraestrutura. O município recebeu um anel de fibra óptica de 13 quilômetros que interliga os órgãos públicos e conta com pontos de acesso público e gratuito à internet. A inauguração oficial da rede acontece amanhã, 13.

A cidade, de 46 mil habitantes, recebeu investimentos de R$ 374 mil do ministério. A partir da instalação da rede da cidade digital, o criou 21 pontos o acesso público à internet e conectou outros 125 pontos de governo, por meio de infraestrutura de rádio. Também, revitalizou telecentros para reforçar iniciativas de inclusão digital, segundo o Minicom.

Lançado em 2012 pelo Ministério das Comunicações, o programa Cidades Digitais contemplou 77 municípios brasileiros na primeira seleção e, no ano seguinte, ao ser incorporado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), selecionou outras 262 localidades com menos de 50 mil habitantes. O investimento total do projeto, para as duas fases, soma R$ 245 milhões, ao longo de três anos. Mas o investimento sofreu um revés neste ano, passando a depender das emendas parlamentares para se concretizar.

O programa tem como objetivo modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Além do anel de fibra óptica, que interliga órgãos públicos, a rede das Cidades Digitais viabiliza a instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico e aplicativos nas áreas de saúde, educação e gestão financeira e tributária, além de pontos gratuitos de WiFi para a população. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Uso do FUST para instalação de internet grátis em rodoviárias passa em comissão
Próximos Algar confirma aumento de cadeiras no Conselho de Administração