3GPP adia lançamento de novas especificações 5G


O grupo de trabalho da 3GPP responsável por padronizar as tecnologias usadas em redes 5G decidiu adiar para março de 2019 a divulgação de novas especificações. Estas seriam adições ao release 15, definido em meados do ano, e tratariam de arquiteturas de migração.

Segundo a entidade, o atraso não deve atrapalhar em nada a implementação das redes 5G, uma vez que a maior e mais importante parcela da padronização já está pronta e publicada. O atraso atende a pedido de alguns dos participantes da entidade para rever opções de migração de redes LTE para a quinta geração.

“O adiamento não afeta em nada as primeira implementações de 5G. A compatibilidade de dispositivos e redes usadas nas primeiras implementações não serão prejudicadas”, garante o 3GPP. O atraso todo se refere especificamente à interação entre a camada física da rede sem fio com o protocolo de alta camada para radiofrequência.

O cronograma mantém o lançamento da versão 16 RAN 1, Freeze e ASN.1 das especificações técnicas da 5G e acrescenta, ainda, a versão 17, prevista para ser aprovada até dezembro de 2019. A data de vigência da versão 17 será definida em plenária, em março de 2019.

Anterior Wirelink contrata Padtec para iluminar rota DWDM no sudeste
Próximos Abisemi quer subsídio direto para compensar aumento do IPI sobre TICs