293 operadoras no mundo já investem em 5G


A GSA, associação mundial dos fornecedores de tecnologias móveis, contabilizou até este mês 293 operadoras, de 98 países (mapa acima), investindo nas novas redes 5G. A entidade considera investimento desde a realização de testes ao lançamento comercial de fato.

Entre os que realizaram demonstrações, a maioria (95 demonstrações) atingiu velocidades de donwload entre 1 Gbps e 5 Gbps. Houve, porém, casos que chegaram a números estratosféricos, acima de 50 Gbps (13 demonstrações). Houve um caso em que foi estabelecida conexão de  100 Gbps.

A GSA declara que os ganhos de velocidade com a 5G são inegáveis. Na média, os picos em redes LTE-Advanced têm sido de 399 Mbps – a entidade analisou os dados de 259 redes.

Também a latência (tempo de resposta) das redes 5G em testes aparentam melhora em relação ao LTE. A maioria dos testes e demonstrações tiveram latências entre 1 e 2 ms, inclusive em campo.

Redes comerciais

Comercialmente, o número de redes 5G ativas cai bastantes. São 35 operadoras, em 20 países, já com ofertas comerciais na quinta geração móvel seguindo os padrões 3GPP. Entre os países estão Estados Unidos, Reino Unido, Uruguai, Espanha, Suíça, Coreia do Sul, Itália, Austrália, Alemanha, Finlândia.

Em termos de espectro, 124 operadoras estão usando a faixa entre 3,3 GHz e 4,2 GHz; 106 já testam também as ondas milimétricas de 24,5 a 29,5 GHz.

A GSA registra ainda que existem 90 dispositivos no mundo compatíveis com as redes de quinta geração, dos quais 21 estão sendo comercializados.

Anterior Aplicativo Guigo TV distribui TV paga pela internet
Próximos Europeus aprovam compra da Liberty Global pela Vodafone

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *