19º Encontro Tele.Síntese debate a universalização do serviço de voz


"Universalização do Serviço de Voz: uma visão multisserviço e o incremento da acessibilidade” é o tema do 19º Encontro Tele.Síntese, que acontece nesta quarta-feira (16), no hotel Blue Tree da Faria Lima. Estarão reunidos dirigentes das operadoras fixas e móveis, representantes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, consultores, economistas e integrantes …

"Universalização do Serviço de Voz: uma visão multisserviço e o incremento da acessibilidade” é o tema do 19º Encontro Tele.Síntese, que acontece nesta quarta-feira (16), no hotel Blue Tree da Faria Lima. Estarão reunidos dirigentes das operadoras fixas e móveis, representantes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, consultores, economistas e integrantes da indústria.

Na abertura, às 9h, o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, irá detalhar o Programa Nacional de Telecomunicações Rurais. Em seguida, Simone Scholze, superintendente executiva da Anatel, fará um balanço sobre as medidas adotadas pela agência para promover o avanço dos serviços de voz no país.

Na sequência, no primeiro painel do evento, Renato Guerreiro, ex-presidente da Anatel, vai apresentar sua análise sobre o novo Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) e Cláudia Viegas, da LCA Consultores, divulgará o estudo realizado pela consultoria sobre os impactos da proposta da Anatel do novo PGMU. Paulo Breviglieri, country manager da Qualcomm, e Macelo Motta, da Huawei, irão apresentar as alternativas para a telefonia rural e a ocupação da frequência de 450 MHz como uma dessas opções.

Massificação

No período da tarde, os debates serão reiniciados com a palestra de Ricardo Itonaga, gerente da Superintendência de Universalização da Anatel. Ele vai detalhar a visão da agência para o PGMU submetido à consulta pública e que passará a valer a partir de 2011.

No segundo painel, que começará às 13h15min, dirigentes de concessionárias fixas, de celular e de SCM estarão debatendo o papel das operadoras para a massificação e universalização dos serviços de voz. Estão confirmados os seguintes executivos: Alain Rivière, diretor de Regulamentação da Oi; Denis Cote, presidente da Local Telecom; Fernando Freitas, diretor de Relações Institucionais da Telefônica; Luiz Otávio Marcondes, diretor de Assuntos Regulatórios da Claro, e Rivo Manhaes Soares, gerente de Ofertas LD e Convergentes da TIM Brasil. (Da redação)

Anterior Google cria serviço para leitura de jornais online
Próximos Emília defende aprovação da compra da TVA pela Telefônica sem restrições